domingo, 28 de dezembro de 2014

Ácido Salicílico 20% e Ácido Hialurônico

Atualmente a multifária de cosméticos destinados ao melhoramento da pele é insondável, consequência do desenvolvimento/pesquisas das indústrias do setor, que diferentemente de vários seguimentos, cresce diametralmente. 
Embora não se possa apontar um ou outro elemento/composto/produto como elementar nesse vasto campo, certo é que alguns ganharam maior relevância nos últimos tempos, seja pelo custo x benefício, seja pela eficácia em proporcionar resultados significativos à saúde, ao tratamento. 
Nesse sentido, o ácido salicílico e o ácido hialurônico estão hoje incorporados em maciça parte dos dermocosméticos destinados ao embelezamento da cútis. 
Encontram-se presentes em protetores/bloqueadores solares, em forma de tónicos, serum, e cremes em geral, em maior ou menor concentração, dependendo da problema a ser cuidado.

Pois bem, de acordo com publicação da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), o ácido salicílico trata-se de um ácido orgânico integrante do grupo dos hidroxiácidos. Seu nome “[…] deriva do Latim e designa a árvore do salgueiro, salix. Os médicos da Grécia Antiga conheciam as propriedades antipiréticas e redutoras da febre, da casca desta árvore” (FIORUCCI et al, 2002, p. 09).
É utilizado grandemente para fins terapêuticos em razão de suas propriedades antiinflamatórias, esfoliante e redutora da oleosidade da pele.

Na indústria de cosméticos, alguns ácidos carboxílicos têm sido usados como constituintes da composição de cremes de rejuvenescimento facial. Embora utilizados há centenas de anos como agentes hidratantes e refrescantes da pele, os alfa-hidroxiácidos passaram recentemente a ser empregados no tratamento contra acne, pele fotoenvelhecida, pigmentação e rugas finas (FIORUCCI et al, 2002, p. 9-10).
Normalmente é encontrado em dermocosméticos em concentrações que variam de 0,5 até 3%. Também pode ser manipulado e prescrito por médico em porcentagens mais altas, em até 35%, em regra para realização de peeling químico.
É capaz de afinar a pele, aliviar cicatrizes, rugosidades, manchas, minimizar a oleosidade, esfoliar, tratar e prevenir à acne, ou seja, daí se constata alguns dos motivos que o posicionaram como “queridinho” entre os demais componentes de cosméticos.
Pode ser utilizado por qualquer tipo de pele, embora pessoas com pele seca devam evitá-lo, já que a resseca ainda mais.
Segundo estudos da SBQ, sua rejeição é baixíssima, cerca de 1% das pessoas no mundo possuem algum tipo de “efeito adverso/alergia” ao ácido salicílico.
Vale dizer que ao se fazer uso do ácido, é indispensável a aplicação de protetor solar para evitar quaisquer danos provenientes da radiação.
Frente tais considerações, passemos à apresentação do produto: 

O que é?: Ácido salicílico 20%
Destinação: afinar e clarear a pele, reduzir a oleosidade, combater a acne vulgar, minimizar poros, dentre outros
Quantidade na embalagem: 30 ml (há versões maiores)
Fabricante/Marca: Skin Beauty Solutions (produto americano/comprei dos EUA)
Preço: 16 (dezesseis) dólares

Minha opinião: Ao aplicá-lo sobre o rosto, minha pele ficou por aproximadamente três minutos “pinicando” - mas nada que seja insuportável. Isso acontece porque é esse o período que a pele leva para absorver as sais do ácido. Deixei o produto por oito minutos. Após, lavei com água fria. O rosto ficou um pouco vermelho, efeito que logo desapareceu. No terceiro dia meu rosto começou a “descascar” levemente, o que permaneceu pelos dois dias subsequentes. Ao final de uma semana, notei que a pele estava mais lisa, com poros menores. A oleosidade reduziu e os cravos pretos também, ainda que não os tenha eliminado. Em suma, o produto cumpre o que promete, considerando eu um dos melhores investimentos em cosméticos que já fiz.

Avaliação: (    ) Ruim (    ) Bom (  x  ) Ótimo

Foto: 




Em relação ao ácido hialurônico, em linhas gerais é um polímero orgânico presente em todos os animais. No corpo humano cerca de 56% do ácido está concentrado na pele, servindo para preencher suas lacunas, mantendo-a mais uniforme, maleável e hidratada. Contudo, a fração do ácido na pele é inversamente proporcional ao nosso tempo de vida, ou seja, à medida em que envelhecemos, a quantidade de ácido vai diminuindo, ocasionando rugas, perda da vitalidade e beleza da cútis. 
É por isso que o ácido hialurônico é tão conclamado, pois ajuda a “rejuvenescer” a pele. Pode ser encontrado em cosméticos de uso tópico ou para ser injetado.
É obtido por meio de procedimento de biotecnologia (mediante fermentação bacteriana) ou de origem animal, neste caso estando em desuso.
É um líquido viscoso transparente.
Ao produto:

O que é?: Serum de ácido hialurônico
Destinação: hidratar a pele
Quantidade na embalagem: 30 ml (há versões maiores)
Fabricante/Marca: Skin Beauty Solutions (produto americano/comprei dos EUA)
Preço: 20 (vinte) dólares

Minha opinião: Depois de utilizar o ácido salicílico, aplico esse ácido para evitar o ressecamento da pele. Hidrata muito bem e reduz a vermelhidão do pós peeling.

Avaliação: (    ) Ruim (    ) Bom (  x  ) Ótimo


Foto:




Os dois frascos:


Referência:

FIORUCCI, A. R. et al. Ácidos Orgânicos: dos Primórdios da Química Experimental à Sua Presença em Nosso Cotidiano. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a02.pdf Acesso em 28 dez. 2014.




Nenhum comentário :

Postar um comentário